#Divas: Revisitando a carreira de #Madonna

Madonna completa 52 anos e quem comemora são os fãs da cantora que acompanharam a revolução na música causada por ela desde os anos 80.


Houseissy May Madonna Special by Russellsammut

Reza a lenda que Madonna chegou em Nova York com 35 dólares no bolso e se hospedou no apartamento de um desconhecido que a abusou sexualmente.Para sobreviver na cidade grande, ela posou nua, trabalhou em restaurantes e  figurou filmes eróticos.

Madonna iniciou sua carreira no mundo da música ainda nos anos 80 quando gravou a música Everybody que foi ouvida pelo executivo Mark Kamins e rendeu a indicação da cantora para a Sire Records. Seu primeiro LP foi lançado em 1983 e teve a produção de Reggie Lucas.

Seu primeiro álbum intitulado Madonna foi bem recebido pelo público, todos os singles lançados ficaram nos cinco primeiros lugares das paradas americanas de dance music: Everybody, Burning Up, Holiday, Borderline e Lucky Star.

A cantora começa a gerar discussões na mídia com o lançamento de Like a Virgin, no ano seguinte, dando início a sua fase dominadora/mulher objeto. Madonna surge no meio de um bolo vestida de noiva durante a premiação norte-americana VMA da Mtv, dança e rola no chão ao som de Like a Virgin. Como resultado a canção permaneceu no topo das paradas por seis semanas. '' Quando escuto like a Virgin, acho que é uma declaração sobre o som que todos faziam no início dos anos 80. Tem uma simplicidade e inocência ali. No clipe vejo uma garota inocente, deslumbrada com a vida e com o começo da carreira'' - afirma a cantora em entrevista publicada na revista GLOSS.



As músicas Material GirlCrazy for You chegaram ao topo das paradas em 1985 durante a  The Virgin Tour que passava pelos EUA e Canadá. Neste ano também aconteceu o lançamento do filme Procura-se Susan Desesperadamente que marcou a estreia da cantora nas telonas.


Em 1987 ela filmou Quem é essa Garota?  acompanhado pela turnê mundial homônima (Who's that Girl?).



O álbum seguinte, Like a Prayer, incomodou o Vaticano pelas cenas em que Madonna se insinuava para um santo negro e dançava diante de cruzes em chamas. " Eu queria que o álbum falasse de coisas minhas. era uma época complexa da mina vida" -  informa a cantora. O álbum possui uma mescla de rock, pop, dance, soul e funk. É o trabalho mais pessoal de Madonna cheio de imagens ambíguas, carnais e religiosas. A faixa título segundo ela é sobre a influência do catolicismo em sua vida e a paixão que provoca nela.


As polêmicas seguiram com o clipe Justify my Love, do álbum Immaculate Collection, que foi censurado pela Mtv devido o conteúdo erótico. " Em 29 de novembro de 1990 o apresentador da Mtv Kurt Loder explicou ao público do canal que: ' Quando os diretores de programação da Mtv deram sua primeira olhada no clipe em em suas quentes cenas de cama, gays e lésbicas se agarrando, sadomasoquismo e peitos de fora, decidiram que não podiam pôr aquilo no ar'" - escreveu J Randy Taraborrelli no livro Madonna - uma biografia íntima.



Madonna manteve a fase dominadora/mulher objeto na Blond Ambition World Tour, no disco Erotica de 1992 - com hits como Erotica, Deeper and Deeper, Fever - e com o livro Sex em que aparece nua em posições que retratavam suas fantasias sexuais: sadomasoquismo, voyeurismo e lesbianismo.A cantora visita o Brasil em 1993 com a The Girlie Show que divulga o álbum Erotica.



A Madonna despudorada dá lugar a Madonna Romântica em Bedtime Stories - 1994. As faixas  possuem a sonoridade romântica e experimental. A música Bedtime Stories foi composta juntamente com Bjork e o clipe é repleto de simbolismos e elementos do Surrealismo, as cenas do clipe são representações fieis das obras deste movimento artístico.



Ray of Light segue a tendência romântica e espiritual, influenciados pelos estudos da Cabala, que resultaram em um disco surpreendente. Com mais de 17 milhões de cópias vendidas, o disco foi considerado o melhor da cantora desde Like a Prayer. Os fãs adoraram o som tecno enérgico de Ray of Light e as qualidades New Age que Orbit introduziu.



Music - 2000 - aposta na cultura country, ganhou o prêmio de melhor álbum internacional no NRJ Music Awards da França. O álbum também teve a produção de William Orbit, com mixagem de Mirwais Ahmadzaï, que deram um toque europeu ao trabalho.Ela dispensa seus sucessos dos anos 80 e se concentra nos hits de Music e Ray of Light na Drowned World Tour - 2001, um mix de punk, dance, cultura japonesa e espanhola.


American Life inicia a fase política e contestadora. O álbum soa agressivo e crítico, com capa inspirada no líder Che Guevara. As faixas possuem toque folk e desplugado e falam de religião, família e relações amorosas. Destaques : American Life, Die Another Day, Mother and Father.



A Re-Invention Tour - 2004 - manteve essa postura política, um bloco inteiro fazia críticas a Guerra do Iraque, em American Life, um desfile de moda com representantes de diversas religiões se transformam em soldados, enquanto no telão são exibidas imagens de morte e destruição, retiradas da versão censurada do clipe homônimo. Madonna resgatou seus principais sucessos e os reinventou: Material Girl e Burning Up ganharam versão Rock, Holiday e Get Into the Groove mistura elementos do povo escocês com a cultura Hip Hop.



Confessions on a Dance Floor, resgata a dance music com pegadas eletrônicas. A cantora fez parceria com Stuart Price, Benny Anderssone Mirwais Ahmadzaï para produzir um disco que pudesse ser escutado na academia, enquanto as pessoas se trocam para sair e também na pista de dança.


A Confessions Tour reúne esses elementos e transformou o mundo inteiro em uma enorme pista de dança. Madonna retomou a cultura disco, homenageou o ABBA, reinventou os Embalos de Sábado à Noite com sua Music Inferno e polemizou com Live to Tell ao ser crucificada no palco. A Igreja e os religiosos protestaram, mas a cantora não se importou.



Hard Candy - 2008 - juntou grandes nomes da música moderna como Timbaland, Justin Timberlake e Pharrel Willians. Ficou em primeiro lugar em 33 países, incluindo o Brasil. A batida hip hop predomina no álbum com destque para 4 minutes, Candy Shop, Give it 2 me e Miles Away. Duas músicas falam do relacionamento com Guy Ritchie: Miles Away que é sobre a tristeza de estar longe do cineasta e Incredible: uma história de amor que mostra o desejo de voltar a ser como antes.


Ela rodou o mundo duas vezes com a  Sticky and Sweet Tour, em 2008 com cinco apresentações inesquecíveis para os fãs brasileiros que não viam a cantora desde a Girlie Show em 1993, e em 2009 com direito a homenagens ao Rei do Pop - Michael Jackson.  A Material Girl faz uma releitura de sua carreira, interpreta uma lutadora de boxe, se entrega ao hip hop, revive o visual dos anos 80 com pinturas de Keith Haring nos telões, exibe todas as suas facetas e as desconstroi e viaja pela Espanha com um grupo de ciganos.




Finalizando o contrato com a Warner, a popstar lançou Celebration  em 2009, que incluiu as inéditas: Celebration (com dois clipes, o primeiro com Jesus Luz discotecando e beijando a cantora e o segundo gravado com os fãs - teve até brasileiro - e com sua filha Lourdes Maria usando o vestido de Like a Virgin), Revolver e It's so Cool (faixa bônus).



" Eu ainda estou tentando fazer sucesso. À medida que evoluí como ser humano minha música refletiu isso. Minhas músicas têm hoje um senso de ironia ou contradição maior do que costumavam ter. Gosto de pensar que elas estão mais complexas, pois acho que são um reflexo de como mudei e cresci, e da minha experiência com o mundo e outros seres humanos."




Turnês



Fonte:
Revista Elle nº 6 junho de 2008 - matéria de Louise Gannon
Revista Gloss nº 8 maio de 2008 - matéria de Thiago Bronzatto
Revista Up nº 13 - matéria de Junior Bellé


Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.