SÉRVIA: ORGULHO LGBT EM BELGRADO ESTÁ EM RISCO/ #BRAMARDOURSO




A marcha do Orgulho gay, lésbico, bissexual, transgénero e transexual da capital deveria acontecer em setembro, mas tendo em conta a recusa das autoridades em cooperar é pouco provável que se realize.

A marcha do orgulho de Belgrado foi um marco na zona da Balcãs na luta contra os nacionalistas de extrema-direita. Mas uma próxima edição pode estar em risco. 

Depois de 130 polícias feridos na última edição (que contou com 5000 polícias de serviço), o sindicato da polícia já se afirmou contra o evento, tal como o presidente da câmara de Belgrado. Para Djiljas Dragan há coisas mais importantes na cidade num momento em que se vivem dificuldades financeiras.

Também o Ministro do Interior e Vice-Primeiro-Ministro Ivica Dačice disse que seu ministério não iria garantir a segurança do evento. E também criticou a política de direitos humanos da UE num momento em que a Sérvia está a ser escrutinada devido à sua intenção de aderir à união europeia. Dačice diz que estranha que o seu país seja avaliado sobre se deve ou não apoiar uma marcha do orgulho LGBT, enquanto os candidatos anteriores não tiveram de cumprir este requisito para entrarem.


Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.