Quem é L_cio na noite?


L_cio
Laercio Schwantes Iorio é o artista por trás do projeto de live act L_cio. Seu trabalho permeia o minimal e passa pelas correntes do techno, minimal e dubtechno com um estilo único. Ouvir a obra musical de L_cio é assistir uma cena. Sua música é livre. Não projeta – dá impulso. 


Recentemente, o projeto L_cio foi destaque no The Creators Project, na revista DJ Mag Brasil nos artigos Espiritual Techno e 4 Fantásticos, na revista Mixmag no artigo Fique de Olho, no Portal Limão – Essential, e Portal MTV Brasil, além de recentes entrevistas e mixtapes para os websites UrbanaçãoTranquera.org (Bruno Belluomini), deepbeep,Rraurl (Blog Marmita Sônica) e para a webradio Purefm. Foi também destaque no Fiberonline na lista dos “Melhores de 2009” (categoria Techno e House). 


Destaque, também, para a parceira com Jackson Araújo no website Shhh.fm na mixtape Jardim ElétricoColabshhh – Capoeira e também Handmade PianoL_cio também faz parte do coletivo Super Fruit (live), novo coletivo “housy” formado pelos DJs e produtores Felício Marmitex, Cavalaska e Mnec.
O live act L_cio já passou pelos principais clubs de São Paulo:
- D-Edge (Mothership, Superafter e CIO)
- Vegas Club (Oldschool Friends, Baixaria/Tranquera, Caravana da Coragem e Xili_Quebra a Fome)
- Lions Club (Eclipse)
- Tapas Club (Under_line, Subcut e Sonidos del Marmiton)
- Trackers (C1rcus e Voodoohop)
No final de 2009 apresentou seu live act no festival internacional Universo Paralello #10 (Bahia). L_cio também é residente e idealizador da festa semanal Under_line no Tapas Club, um coletivo de excelentes produtores e DJs da cena nacional reunidos para trazer à tona a cena underground e agitar um movimento paralelo ao que está acontecendo na noite paulistana. Em 2011 faz sua primeira apresentação internacional no clube mais conhecido da Argentina – Cocoliche. Além da participação no Festival ECO LIFE@Tendal da Lapa.

O artista também tem ampliado seu trabalho com a composição de trilhas para instalações de arte, desfiles e vídeos. Já mostrou seu trabalho na galeria Cartel 011 (São Paulo), no desfile de Thiago Schynider na Casa de Criadores e, recentemente, foi responsável pela trilha da WGSN (Inglaterra), agência de análise de tendências que oferece serviços de pesquisa e inteligência criativa e comercial para o vestuário, estilo, design e indústrias…
L_cio já lançou suas músicas por alguns labels e netlabels: NuLogic netlabel (Espanha), Difusion Records (USA), Seta Label (Slovakia), Proc-Records (USA), Tranzmitter netlabel (Brasil), Intox Noize (Russia), Pitanga netlabel (Brasil), Backwater Community Records – BCR (United Kingdom), Wazzotic records (Czech Republic), Insectorama minimalnetlabel (Alemanha), Keep On Records (Itália), White in music netlabel (Alemanha), PyCairo records (Itália), Elevado Records (Brasil), Deepindub netlabel (Italia), Solidalab netlabel (Brasil), Beachtown Records (Alemanha), Wavelike netlabel (Alemanha), Hot’n Wet (Brasil), Deeplimit (Ucrânia) e Nonpop Records (México).
Acompanhe a entrevista de L_cio para o My Sugar is Raw


Como você começou a tocar? Que motivos o levaram a escolher esta carreira? Há quanto tempo atua como DJ?
L_cio: Comecei direto na produção de música eletrônica há uns 6 anos. Diferente da maior parte dos artistas de música eletrônica nunca fui DJ, sempre fiz live. Os motivos que me levaram a escolher essa carreira foram as possibilidades sonoras da música eletrônica.


Os motivos que me levaram a escolher essa carreira foram as possibilidades sonoras da música eletrônica

Qual é o maior benefício em ser Dj em SP? Tem alguma desvantagem? Qual?
L_cio: Penso que o maior benefício é o acesso aos clubes e artistas internacionais que tocam por aqui. Não vejo desvantagens.

Você só trabalha na noite? Ou faz outro job durante o dia?
L_cio: Não. Até o mês passado também trabalhava como professor universitário (em cursos de Educação Física e Pedagogia). Acabei de sair da universidade e agora trabalho com a criação de trilhas para desfiles, videos e instalações.


Sempre curti a noite e as baladas (...) isso acabou se tornando algo natural e muito gostoso


Como conciliar vida pessoal com a agitação interminável das baladas?
L_cio: Na verdade eu sempre curti a noite e as baladas, assim isso acabou se tornando algo natural e muito gostoso.

Ser Dj ajuda ou atrapalha nos relacionamentos?
L_cio: Depende de como isso é encarado numa relação. Acho que não me atrapalha, pois minha mulher (DJ K_ri) também toca e me acompanha desde o início da minha carreira (sabe o quanto tocar é importante pra mim).

Eu não sairia pra ver e ouvir um DJ celebridade
O que você acha das celebridades que decidiram se lançar nas pickups (Ex BBBs, Webcelebridades.....)?
L_cio: Acho normal, pois há público que consome isso. Mas sinceramente, eu não sairia pra ver e ouvir um DJ celebridade.

Como surgiu a festa Under_line? Fale mais sobre o projeto...
L_cio: A Under_line surgiu da união de vários artistas que formaram um coletivo. Nosso objetivo é trazer à tona a cena underground e agitar um movimento paralelo ao que está acontecendo na noite paulistana. O Tapas nos recebeu muito bem e temos realizado essa festa semanalmente às quartas-feiras. Em 31 edições conseguimos trazer muitos produtores, DJs e VJs.

Under_line surgiu da união de vários artistas que formaram um coletivo. Nosso objetivo é trazer à tona a cena underground.



Em quais outras festas você toca?
L_cio: Ja apresentei meu live em diversos clubes e festas aqui em São Paulo: D-Edge, Vegas, Lions, Trackers… nesse mês tocarei no LAB, em agosto na Jaca e em setembro na festa 5uinto (em Brasília).

Qual foi a sua balada inesquecível?
L_cio: Cocoliche (Argentina), junto com a dupla Monsters at Work. Considerado um dos clubes mais underground do mundo, tem um público que conhece muito música eletrônica, e felizmente receberam muito bem meu live. Foi a primeira vez que toquei em outro país.


Não gosto muito de definir o estilo do meu trabalho, mas acho que se aproxima do techno, dubtechno e minimal
O que temos de interessante para curtir em São Paulo? Quais são os ícones do Hype da cidade?
L_cio: Eu não ligo muito nessas questões de hype… mas gosto muito de ir em algumas festas que tem como objetivo principal a música (por ex. Mothership, Caravana da Coragem e Oldschool Friends)

O que você está ouvindo atualmente? Quais são as suas referências?
L_cio: Gosto muito de escutar sets e lives dos podcasts Resident Advisor, XLR8R, LWE, Factmag… Gosto muito dos artistas Richie Hawtin, Bruno Pronsato, Culoe de Song, Superpitcher, Jonas Kopp, Scuba, doP…

Qual o seu estilo musical? Você considera seu estilo mais voltado ao minimal, house, tribal ou trance?
L_cio: Não gosto muito de definir o estilo do meu trabalho, mas acho que se aproxima do techno, dubtechno e minimal.

Qual foi a história mais engraçada que presenciou nessas 31 edições do Under_line?
L_cio: Não me lembro de nada engraçado, mas semanalmente me divirto muito com os amigos e amigas que frequentam a festa.



Já foi assediado por pessoas querendo benefícios na noite? (Vip)
L_cio: Sim, é claro.

Aproveito bastante as redes sociais pra divulgar meu trabalho

Como você usa as novas mídias para divulgar o seu trabalho?
L_cio: Aproveito bastante as redes sociais pra divulgar meu trabalho (facebook, soundcloud, myspace, deepbeep e outros podcasts e plataformas)

Quais são as suas apostas para os próximos anos? Que nomes estão se destacando na cena de SP?
L_cio: Gosto muito do trabalho de alguns artistas nacionais, mas o trabalho do artista Bmind é, na minha opinião um dos mais promissores atualmente.

Que conselho você dá para quem deseja entrar nesse ramo e tocar na noite? Qual o melhor caminho para começar carreira como DJ?
L_cio: Como em qualquer trabalho, muita pesquisa e envolvimento, além de ter bastante contato com outros DJs, produtores e promoters.


 

Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.