Parada LGBT: 15 edições e pouco respeito!!





Com o tema Amai-vos uns aos outros: Basta de homofobia! foi dada a largada para a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT, na avenida Paulista, em São Paulo. A estimativa de número de participantes, de acordo com os organizadores é de mais de 3 milhões de pessoas. Para comemorar os 15 anos, dizem que haverá um flashmob especial: todos os trios tocarão uma valsa pela diversidade, às 13h:30.

São 15 anos de parada que, como todos vocês sabem, teve um início tímido e que agora já é considerada uma das ou a maior do mundo! Durante o caminho, em todos esses a nos, os organizadores e participantes sofreram muitas as manifestações e contestações de alguns “blocos heteros” que caracterizam “a turma do contra” e insistem em acabar com a única forma de manifestação. Eles são contra a parada; contra as atitudes; contra os gays; contra tudo, menos, contra a violência, repulsa e homofobia, que vemos e sabemos acontecer todos os dias.

Ora, no principal palco da Parada Gay, hoje são registrados os casos mais ridículos de homofobia – vide a turminha de garotos de “classe média alta” que simplesmente porque “achavam” que uma pessoa era gay, o acertaram com uma lâmpada fluorescente e um bocado de socos e chutes. Falta de respeito!! Os casos são inúmeros, que, se quisermos enumerá-los aqui seriam necessários posts diários para relatar cada um (fica a dica!).

Bem, violência à parte, a história é que, mesmo não tendo participado de edição alguma, mas sendo amiga de muitos gays, o que ouço é que a Parada perdeu sua essência e deixou de ser uma marcha com propósitos. Sim, claro, vale muito a pena e não pode “parar com a Parada”, mas tem muita gente que vai lá só para fazer baderna e causar saldos negativos em um evento muito importante para reforçar as luta pelo reconhecimento de toda forma de amor!  Eu mesmo já ouvi muita gente dizer: “Ah, vou lá para ver as palhaçadas das bibas!”. Infelizmente é assim e a impressão que tenho é a de que nunca vai mudar...uma pena!

Hoje, 26 de junho de 2011 fica mais um registro para a história da Parada. Torço para que seja o maior sucesso e que, a cada ano, se torne a mais importante manifestação não só para os gays e sim para todos os brasileiros (quem não tem um amigo, filho, primo ou seja lá o que for, gay??). Seria melhor ainda se os temas fossem levados a sério pela população e que o respeito prevalecesse.

Pode ser que eu ainda não veja, mas quero muito que minha filha, que tem um ano, possa me contar que os amigos ou amigas gays dela estão muito felizes com as conquistas e que andam na avenida paulista sem medo de serem acertados por uma lâmpada!!

Amai-vos uns aos outros: Basta de homofobia!


 Por Mônica Silva

Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.