Especial Beyoncé - I'm a Diva

Beyoncé Giselle Knowles ou somente Beyoncé a Rainha do R&B , nasceu em Houston, Texas, Estados Unidos, no dia 4 de Setembro de 1981. É Atriz, Cantora, Compositora, Dançarina, Arranjadora Vocal e Produtora.




Carreira e Prêmios


Cantora desde a infância, chegou à fama no ano de 1997 como a vocalista do grupo feminino Destiny’s Child, que vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo inteiro e mais de 25 milhões em sua carreira solo.


A cantora contabiliza ao longo de sua carreira 16 Grammy’s (13 em carreira solo e 3 com o Destiny’s Child). Também atuou em vários filmes, e foi indicada ao Globo de Ouro na categoria “Melhor Atriz de Musical ou Comédia”, pela sua atuação no filme Dreamgirls. E ganhou o prêmio Melhor Briga no MTV Movie Awards por ‘Obsessed’ em 2010.

O seu primeiro álbum solo, Dangerously In Love, foi lançado em Junho de 2003, e se tornou um dos álbuns comercialmente mais bem sucedidos daquele ano, vendendo mais de 11 milhões pelo mundo, recebendo várias críticas positivas e ganhando cinco Grammys Awards em 2004.


Em 2006, lançou o seu segundo álbum solo B’Day, que estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard — esse álbum teve uma nova versão lançada em 2007, B’Day - Deluxe Edition, que incluía novas faixas, como Beautiful Liar (com Shakira), Welcome to Hollywood e World Wide Womam.

I Am… Sasha Fierce, seu terceiro álbum de estúdio, lançado no mês de Novembro de 2008, recebeu críticas favoráveis na maioria de suas músicas, e teve vendagem positiva, com mais de 7 milhões de cópias vendidas mundialmente.

Em 2009, a revista Forbes a elegeu como a cantora mais rica do mundo com menos de 30 anos de idade, por ela arrecadar mais de 87 milhões de dólares no período de 2008 a 2009. Nesse mesmo ano, foi eleita a Artista Feminina da Década e o grupo Destiny’s Child sendo o Grupo Musical da Década.

No dia 31 de Janeiro de 2010, ganhou seis Grammy’s, das 10 em que estava concorrendo. Por causa disso, se tornou a artista feminina que mais ganhou Grammys em uma só edição do prêmio.

No dia 22 de Janeiro de 2010, participou do Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief em Londres, junto com outros artistas como Jay-Z, Bono Vox, The Edge e Rihanna, onde cantou uma versão acústica de sua música “Halo”, acompanhada por Chris Martin no piano.



Cinema

Sua carreira como atriz teve inicio em 2001, quando interpretou Carmen Brown no filme Carmen: A Hip Hopera. 


Também atuou em outros filmes como Austin Powers in Goldmember, Resistindo às Tentações, Dreamgirls.


Beyoncé recebeu duas indicações ao Globo de Ouro pela atuação em Dreamgirls: Melhor atriz em um filme, comédia ou musical e Melhor canção original para música Listen.

Moda


A cantora lançou em 2004 a linha de roupas House of Deréon em homenagem a sua avó, Agnez Deréon
As roupas são criações de Beyoncé sua mãe Tina Knowles

 
Discografia
(via vagalume)

Destiny's Child - 17 de Fevereiro de 1998 

Até conseguirem emplacar o primeiro disco, Beyoncé e as Destiny's Child suaram bastante. Knowles tinha apenas 16 anos quando esse disco saiu, mas ela e as outras garotas estavam na batalha desde 1991 quando o grupo ainda se chamava Girl's Tyme. Apesar de não ter sido um grande estouro - o álbum não foi além do número 63 nas paradas americanas - o disco deixou boa impressão com seu R&B moderno e o talento natural das meninas. E pelo menos um single dele fez bonito. Foi No, No, No, Part I com participação de Wycleff Jean dos Fugees que conseguiu chegar ao número 1. With Me Part I, o segundo single do CD não foi tão bem sucedido, mas ainda assim alcançou uma respeitável 19° posição.


The Writing's on the Wall - 27 de Julho de 1999 


A estreia das meninas pode não ter vendido muito, mas mostrou que o grupo era viável e que se bem trabalhadas elas poderiam ir longe. Tudo isso se comprovou em The Writing's On The Wall que já estreou direto na sexta posição das paradas e contabiliza vendas de 22 milhões de cópias no mundo todo. Desse disco saíram vários dos maiores sucessos do grupo como Bills, Bills, Bills, Say My Name e Jumpin' Jumpin'. Além do sucesso comercial o trabalho também rendeu seis indicações ao Grammy e foi considerado um dos discos da década para a Billboard.


Survivor - 1 de Maio de 2001 


Aqui o grupo já estavam em um outro patamar e o sucesso delas já rivalizava com alguns dos maiores grupos de garotas da história como as Supremes e o TLC. "Survival", já estreou direto no primeiro posto da parada e emplacou vários singles como Independent Women Part 1, que já tinha aparecido um ano antes na trilha sonora do filme As Panteras, Emotion, Nasty Girl e a faixa título. 

Mas nem tudo foram flores, já que o disco nasceu no meio de muitas brigas e disputas judiciais causados pelas ex-integrantes LeToya Luckett e LaTavia Roberson que deixaram o grupo em 2000 após desentendimentos de ordem financeira. De qualquer forma estava claro que aos olhos do público o foco do grupo era mesmo Beyoncé, sem querer menosprezar as outras integrantes claro, já que tanto Michelle Williams quanto Kelly Rowland foram bem sucedidas fora do grupo. Mas é óbvio que nenhuma virou uma estrela da estatura de Beyoncé que logo lançaria seu primeiro disco solo.

Destiny Fulfilled - 15 de Novembro de 2004 


O último lançamento, das Destiny's Child, saiu depois da explosão do primeiro disco de Beyoncé (mais sobre ele daqui a pouco). Depois de Survivor o grupo todo decidiu dar um tempo para se dedicar a projetos individuais. Como já dissemos, todas foram felizes nessas incursões, mas o sucesso de Beyoncé foi bem mais expressivo, fazendo com que ela se tornasse bastante popular mesmo entre públicos que não costumam consumir R&B. Segundo consta foi ela quem disse que naquele momento o destino delas estava completo (o que explicaria o título do álbum).

Ainda assim elas acharam que valia fazer um último trabalho juntas e assim foi. Quando o disco saiu, todos levaram um susto com a estreia na 50ª posição das paradas. Susto maior viria logo na semana seguinte quando as vendas aumentaram em 700% e o mesmo álbum estava na segunda colocação. Apesar das críticas no geral negativas, o canto de cisne das Destiny's Child vendeu respeitosas 3 milhões de cópias e emplacou singles no top 10 como Lose My Breath, um hit top 3.

A gravadora em 2005 lançou uma coletânea de sucessos "#1's". A faixa inédita Stand Up For Love saiu em single, o último delas, e sequer entrou nas paradas. Estava claro que o grupo não tinha muito mais razão de existir. Mas como nada é para sempre, Beyoncé declarou que gostaria de voltar a gravar com o grupo. Se o papo é sério ou só conversa da boca pra fora só o tempo dirá.  Além desses discos os fãs também podem ir atrás de um disco de natal (8 Days of Christmas de 2001) e de This Is the Remix de 2002, que como o nome diz traz remixes de alguns dos maiores hits do trio. 


Dangerously in Love - 22 de Junho de 2003


Na verdade já tinha um tempinho que Beyoncé dava seus pulinhos fora do grupo, fosse fazendo participações em singles de outros artistas ou gravando faixas para trilhas-sonora. Ela também já se arriscava como atriz em filmes como "Carmen: A Hip-Hopera", feito para a MTV e na terceira parte de Austin Powers, a sátira de James Bond criada por Mike Myers. 

Esses primeiros passos rumo à carreira solo se mostraram bem sucedidos, ainda assim nem o mais otimista dos executivos devia esperar o sucesso de "Dangerously in Love". O disco estreou direto no primeiro lugar e em breve deve superar as 5 milhões de cópias vendidas, um número impressionante, ainda mais nos dias de hoje. 

"Dangerously" mostra que a cantora já tinha o comando de sua carreira, fato comprovado pela sua participação ativa na produção e composição de boa parte das faixas do CD. Mais do que qualquer coisa, esse é o álbum que tem Crazy In Love, escolhida quase que unanimente pela crítica mundial como uma das cinco grandes músicas da década. 

Construída sobre um riff pegajoso de uma velha canção dos Chi-Lites, ela é daquelas que sempre irão nos remeter aos primeiros anos do século XXI. Tão importante quanto a música foi o seu vídeo, que efetivamente apresentou aquela mulher inacreditavelmente sensual para o planeta. O sucesso gigantesco de Crazy... ofuscou um pouco o resto do disco, mas ele conta com mais faixas de peso como Naughty Girl e Baby Boy.


B' Day - 05 de Setembro de 2006



O primeiro disco lançado após o efetivo, e inevitável, fim das Destiny's Child, sofreu um pouco, principalmente se o compararmos ao disco anterior. Aqui a cantora resolveu trazer um novo approach para as gravações, trocando as muitas horas de trabalho meticuloso gastos na preparação das faixas, por um método mais espontâneo e rápido de gravação. Basta dizer que em três semanas ele ficou pronto. Liricamente a maior influência foi a participação dela no filme "Dreamgirls", a versão do musical baseado na vida das Supremes. Esse foi feito para que ela brilhasse, mas no fim a sua performance foi ofuscada pela presença arrebatadora de Jenniffer Hudson, que levou um Oscar pela atuação e praticamente roubou o filme para si. Voltando a "B' Day", ele saiu um dia depois do aniversário de 25 anos de Beyonce e emplacou diversos singles dele nas paradas como Déjà Vu, Beautiful Liar e Irreplaceable. Mas quem esperava um outro sucesso do tamanho de Crazy In Love teria de esperar um pouco mais. 


B' Day (Deluxe) - 03 de Abril de 2007 



Um ano após o lançamento de "B' Day" a gravadora lançou essa versão turbinada do CD que trazia o disco todo reconfigurado, com as faixas reordenadas e outras canções e versões em espanhol acrescentadas. O maior destaque dessa versão é Beautiful Liar, um dueto com a colombiana Shakira que entrou para a história das paradas ao pular 91 posições em uma só semana, indo da 94ª para a terceira posição da Billboard.

I Am... Sasha Fierce - 08 de Novembro de 2008 


O mais recente disco de inéditas da cantora, confirma que sua posição entre os grandes nomes do pop contemporâneo segue inabalável. 

Outro disco "arrasa quarteirão", esse também segue emplacando hit atrás de hit (If I Were A Boy, Single Ladies (Put a Ring on It), Ego, a baladaça Halo e outros mais. Assim como aconteceu com o álbum anterior "Sasha Fierce" (o disco leva o nome do alter-ego da cantora) esse também já foi lançado em um sem número de edições (além da versão simplificada, já saíram os formatos Deluxe, Platinum e até a reedição da Deluxe), cada uma delas trazendo um novo mimo para o fã. 

A versão mais nova, e espera-se final, traz Video Phone (ft. Lady GaGa), o esperado encontro entre Knowles e GaGa, duas das maiores divas do momento. Além desses discos recentemente saiu I Am... Yours: An Intimate Performance at Wynn Las Vegas, um combo DVD/CD que traz como o nome diz, uma apresentação da nova turnê da cantora em versão "íntima".

4 - 28 de Junho de 2011


4 é o quarto álbum de estúdio da cantora, lançado em 28 de Junho de 2011 pela gravadora Columbia Records. Esse é o primeiro álbum em que Beyoncé trabalhou sem a administração de seu pai Matthew Knowles, seu ex-empresário.
O primeiro single do álbum Run the World (Girls), estreiou em 29º lugar na Billboard Hot 100. No dia 11 de Abril Beyoncé lançou no American Idol, "1+1", como single promocional, apesar de não ter solicitado airplay, a música estreiou na Billboard Hot 100, Canadian Hot 100 e na Digital Songs O segundo single "Best Thing I Never Had", foi lançado nas rádios americanas, no dia 11 de Maio, e no iTunes horas seguintes. O álbum debutou em #1 na parada da Billboard 200, vendendo aproximadamente 310.000 mil cópias nos país, tornando Beyoncé a terceira pessoa e a segunda mulher a ter 4 álbuns seguidos lançados no topo das paradas, esta marca só foi alcançada por Britney Spears

Agradecimentos:

Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.