Como se tornar uma cantora pop de sucesso

Análise das semelhanças entre Madonna e Lady Gaga


Lady Gaga é a cantora mais citada pela mídia atualmente. Seus vídeos batem recordes no youtube em questão de segundos, suas músicas entram rapidamente no topo das paradas, seus álbuns já venderam milhões de cópias (2,81 milhões somente em 2009) e no ano passado a cantora teve dois singles na lista das músicas mais baixados legalmente na rede (Poker Face - 9,8 milhões de downloads vendidos e Just Dance - 7,7 milhões). Quais seriam então os fatores que fizeram de Gaga um novo ícone da cultura pop?


Gaga recebeu influência de grandes nomes da mídia: Andy Warhol, David Bowie, Madonna. Seu visual único e transgressor choca os mais conservadores mas impressiona os fashionistas. Suas músicas são ideais para a pista de dança, mas abordam temas como o próprio mundo da música Pop, privacidade e até o lado negativo da fama explicitados como os monstros que podem atormentar os menos preparados.

As inúmeras comparações com Madonna me fez refletir sobre a questão da originalidade no cenário musical. Já é clichê a expressão Nada se cria tudo se copia, mas será que só existem cópias ou as referências musicais de Madonna são tão fortes que se torna quase impossível não beber na sua fonte ?


Madonna foi e ainda é um ícone da cultura Pop, ela soube comandar com maestria sua carreira, ditou tendências no mundo da moda (as wannabes que o digam...),  atuou em diversos segementos artísticos: cinema, teatro, música, moda.

A cantora usa mídia a seu favor, seja lançando livros/filmes com conteúdos eróticos, ou administrando os vazamentos de versões não usadas de suas canções, como aconteceu recentemente com faixas que estariam nos álbuns: Confessions on a dance floor, Hard Candy e Celebration (só para citar os mais recentes).
A Material Girl conta histórias com conteúdos de relevância social:  falou sobre o aborto em Papa don't preach, sexo em Erotica, espiritualidade: Ray of Light, criticou a  política norte-americana em American Life...

Ela também soube fazer música descompromissada, levando todos ao delírio na pista de dança. Os  hits da cantora  se tornaram hinos para uma legião de fãs que ainda a veneram. Sem contar que conta como ninguém histórias maravilhosas em seus videoclipes.


Holiday, Vogue, Ray of Light, Frozen, Bedtime Stories, Hung up, Sorry, Celebration e afins, são mostras de que é possível ser pop e ter conteúdo.

Lady Gaga como bom fruto da era da tecnologia  usa e abusa da estética e acaba se esquecendo do conteúdo. Choca, gera polêmica com seu visual e declarações, porém muitas vezes  não passa disso: apelo visual. Suas pseudo-reinvenções são tão efêmeras quanto suas letras-clichês : baladas, bebidas e afins.


O estilo de música é ótimo para ser escutado na pista de dança, pois enquanto se dança não há a intenção de  prestar atenção na letra (conteúdo) e sim na melodia, sonoridade (forma).


Gaga começa a amadurecer musicalmente, seu segundo álbum The Fame Monster mostra um novo horizonte na carreira da cantora, que não está tão comercial no conteúdo, agora a cantora encara de frente os seus monstros.

Gosto das duas cantoras por motivos diferentes. E acredito que há espaço para ambas no cenário musical, e creio não ser necessário se discutir a respeito de quem seria a Rainha do Pop. Simplesmente pelo fato de que não há como uma cantora que acabou de se tornar famosa ser comparada com Madonna, que a está a mais tempo no mundo musical e ter revolucionado o cenário musical desde os anos 80.

2 comentários:

  1. você também acredita que ela ou alguém autorizado por ela solta isso de propósito na net?
    pra mim é impossível.

    ResponderExcluir
  2. Ique,
    Não acredito em vazamentos acidentais.
    Madonna faz de propósito, tanto que Candy Shop vazou e foi alterada no álbum Hard Candy, estranho não?

    Obrigado pela visita.
    Abraços
    Adriano Santos

    ResponderExcluir

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.