Ecos da Guerra Fria

Longa retoma elementos que marcaram conflito entre EUA e URSS


O filme SALT retoma a questão da Guerra Fria e reforça o pensamento anti-Rússia dos norte-amercianos. Direção: Philip Noyce
Na trama, uma agente da CIA (interpretada por Angelina Jolie) tenta fugir após um líder de organização russa revelar plano que retomaria o conflito entre os países protagonistas da Guerra Fria.
Evelyn Salt: Qual o seu nome?
Vassily Orlov: Meu nome é Vassily Orlov. Hoje, um agente russo viajará para Nova York para matar o presidente. Esse agente é parte do programa KA-12.
Evelyn Salt: O programa KA é um mito.
Vassily Orlov: Você não sabe o nome?
Evelyn Salt: Você é bom. Você pode contar o resto da sua história para um de meus colegas.
Vassily Orlov: O nome do agente é Evelyn Salt.
Evelyn Salt: Meu nome é Evelyn Salt.
Vassily Orlov: Então você é uma espiã russa.
De acordo com Vassily Orlov, Salt seria a responsável pelo assassinato do presidente Russo e daria início ao plano de derrubar os Estados Unidos. Ela seria uma espiá infiltrada nos EUA.
O filme mostra as habiliudades de Evelyn Salt, seja construindo uma bomba à la Magaiver, ou saltando sobre caminhões em movimento para escapar da prisão.

Reviravoltas a parte, o que fica claro é a presença dos elementos principais do conflito EUA X URSS: conlfito ideológico, espinonagem, polarização entre Comunismo e Capitalismo, uso de bombas nucleares, destruição do planeta. Todos esses assuntos são transportados ao presente dando a impressão de que a Guera Fria estaria acontecendo novamente.

Os soviéticos são mostrados como vilões, responsáveis pelo caos na sociedade, eles se reúnem para provocar os norte-americanos. Reforçando a ideologia presente nos EUA de que o povo russo seria o culpado pela desordem no sistema vigente.

Angelina Jolie mostra mais do mesmo, qualquer semelhança com Lara Croft ou a Sra Smith não seria mera coincidência. Apesar das comparações, a atriz convence com sua atuação no longa.

Alguém se recorda de um caso semelhante de espionagem nos EUA?

Recomendo

Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.