Sintonia entre sorodiscordantes


Como enfrentar o HIV em uma relação entre positivos e negativos?
(matéria publicada originalmente na edição 12 da Revista Junior


Após o terceiro ano de relacionamento, uma traição abalou o namoro do publicitário Augusto Santos, de 25 anos. Além de saber sobre a traição, seu namorado declarou que havia contraído o vírus HIV por conta de uma relação sem preservativo.

A notícia caiu como uma bomba na relação, mas Augusto não se preocupou propriamente com a infidelidade do parceiro e, sim, com a saúde do mesmo. Decidido a caminhar junto em uma relação sorodiscordante (aquela em que um tem, e o outro não), o namoro durou por mais um ano, mas terminou justamente por conta do vírus. E não foi Augusto quem decidiu. Foi o parceiro, que tinha receio de que o namorado também fosse contaminado.


"Era um relacionamento lindo. Nunca pensei que fosse acabar por conta disso. Mas ele sentia culpa, tinha medo de me contaminar e até evitava ter relação sexual comigo. Sei que não precisava terminar assim e que podíamos ser muito felizes juntos", lamenta ele, que após o término estuda um projeto para a criação de uma ONG que auxilia casais sorodiscordantes.

A relação com final (temporariamente) triste poderia ganhar novos rumos caso a informação e cuidados entre parceiros sorodiscordantes fossem esclarecidos, ou que o vírus não despertasse tantos medos entre positivos e negativos. "Não tenho HIV e não tenho o menor problema de me relacionar com quem é soropositivo. Antes desse namoro já tinha me relacionado com outro e sempre foi muito tranquilo. É que uso camisinha - sempre - mesmo namorando", declara o publicitário.



Fonte: Revista Junior
 
Leia também:
 
Histórias  de vida de pessoas que convivem com o HIV
Histórias Posithivas
Todos contra o preconceito



3 comentários:

  1. Adriano,

    Uma excelente matéria.

    Se houvesse mais esclarecimento, não haveria problemas nos relacionamentos, pois a prevenção dos parceiros, quando feita corretamente, previne qualquer tipo de contaminação.

    Não acredito que duas pessoas não possam relacionarem-se por serem sorodiscordantes, pois o que mais importa é o amor, e o amor ajuda a superar tudo, e é capaz de curar qualquer doença, e também evitar que essas pessoas entrem em depressão.

    Já trabalhei como voluntária para soropositivos, e encontrei neste voluntariado muitas amizades sinceras, e consegui fazer com que essas pessoas entendessem que ela não pediram para serem soropositos, mas sim, apenas deixaram de se protegerem, e isso não impede que façamos a nossa parte, que é ajudar sempre, dando muito amor e carinho para essas pessoas.

    Adorei a postagem.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. Ola, li e me identifiquei com o depoimento acima, tenho um relacionamento de um ano em que ele é positivo, no inicio foi muito dificil, mas ja entrei no relacionamento sabendo da postividade nele, estamos bem, medo existe é claro, mas faz parte, durante este periodo ja fiz 4 exames de hiv, todos negativos, isso ajuda a saber onde estou pisando e me tranquiliza um pouco mais! O fato é que o amo muito para deixar que um virus seja maior do que o elemento humano nele!

    Ricardo, PB

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Muito obrigado pelo comentário.

    Estou agora desenvolvendo uma reportagem para a rádio CBN sobre casais sorodiscordantes e preciso de depoimentos.

    Você poderia me ajudar?

    me envie seu e-mail por favor

    Atenciosamente
    Adriano Santos

    ResponderExcluir

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.