Parada Gay reúniu mais de 3 milhões na Avenida Paulista

A Parada do Orgulho Gay de São Paulo levou milhões de pessoas às ruas da capital paulista para protestar contra a homofobia e reivindicar direitos para os homossexuais.  
 
paradagaysp02
Segundo os organizadores, 3,2 milhões de pessoas desfilaram atrás dos 18 carros de som nas quais entidades oficiais, ONGs e empresas privadas se manifestaram a favor da liberdade de gênero.
Nesta 14ª edição, a organização trocou a tradicional bandeira arco íris, símbolo da diversidade, pelo preto e branco usado em propagandas e mensagens institucionais contra a homofobia.






paradagaysp05 No início da parada os participantes assobiaram para os políticos contrários às políticas a favor da comunidade homossexual, em um chamado para que a população "vote com consciência" nas eleições de outubro.
Com o lema "Vote contra a homofobia, defenda a cidadania", no ano eleitoral, a parada voltou a ter mais uma vez como principal tema o combate contra os delitos cometidos contra homossexuais.
A caminhada começou ao meio-dia na Avenida Paulista e terminou com uma concentração na Praça da República.


paradagaysp04Uma obra em preto e branco do artista plástico Otavio Donasci, na fachada do edifício Conjunto Nacional, um dos monumentos arquitetônicos da cidade, marcou o ponto de partida da caminhada.
A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo dispuseram 1,3 mil soldados, que contaram com o apoio de agentes de segurança privada, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Cruz Vermelha e de voluntários para fazer a segurança da passeata.



paradagaysp07
As autoridades reportaram um grande número de roubos, em sua maioria de carteiras, câmaras fotográficas, telefones celulares e dinheiro, situação que começa a preocupar a organização, da mesma forma que os focos de grupos neonazistas que no ano passado atacaram alguns participantes.
A Prefeitura de São Paulo dispôs de um orçamento de RS$ 1 milhão para a caminhada deste ano, quase o dobro de 2009, enquanto a economia da cidade espera um impacto de US$ 200 milhões por causa do evento.


Fonte: Mundo Alternativo

Leia Também
A desconstrução de um ideal
Confira os números da 14ª Parada Gay
Mudança na bandeira da Parada Gay
Paradoxo na comunidade LGBT
Segurança na Parada Gay deste ano será reforçada
Videoreportagem sobre  a Feira Cultural LGBT

Nenhum comentário:

Regras:
Todos os comentários serão lidos e moderados previamente;
Serão publicados os que respeitarem as seguintes regras:

- Seu comentário deve ter relação com o assunto do post;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo de seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OPEN ID;
- Comentários ofensivos a gênero, etnia ou opção sexual serão excluídos automaticamente.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente as opiniões do blog.